Entre os dias 16 e 24 de janeiro a pós graduação em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros (pós DAEE) do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP) promoveu o workshop internacional Conceituação e importância do processo no desenvolvimento de instalações efêmeras, ministrado por Susana Piquer, Designer de Interiores e co-fundadora do coletivo (fos), escritório experimental de arte e design, com sede em Barcelona, na Espanha, e André Moraes, do coletivo VAASTU, de Recife.
O evento reuniu participantes de João Pessoa, Campina Grande, Recife, Olinda, Natal e Fortaleza que juntaram esforços para transformar em tramas e cores a Praça Rio Branco, no Centro Histórico da terceira cidade mais antiga do Brasil.
A intervenção urbana, criada a partir dos conceitos das instalações efêmeras, envolve o sentimento de pertencimento de uma tradicional barraquinha de lanches à urbanidade onde ela se insere. Os barbantes coloridos são as teias que entrelaçam as trocas entre as pessoas e o seu meio ambiente, amarrando o que há de mais legítimo e tradicional no espaço público e no famoso quiosque do seu Zito.
A instalação permanecerá na Praça Rio Branco por algumas semanas. Os interessados em conhecer o resultado podem aproveitar para desfrutar do que o quiosque tem de melhor a oferecer: pastel, caldo de cana e um bom papo com o seu Zito.